Um dos indicadores mais importante no setor empresarial é a margem de lucro que se trata do percentual obtido da relação entre o lucro bruto e a receita total, pois através dele é possível analisar a saúde financeira da empresa.
Em outras palavras, a margem de lucro é a porcentagem do preço de um produto ou serviço que corresponde ao lucro do negócio. Diante disso é necessário que a precificação dos produtos ou serviços oferecidos seja realizada de maneira correta para que não haja prejuízos e sim trazendo bons resultados financeiros.
Para obter a margem de lucro deve-se começar pelo levantamento de todos os gastos da empresa (compras, mão de obra, sistema, frete da entrega, aluguel, condução, impostos, equipamentos, serviços tomados, mão de obra, entre outros), identificar o lucro que pode ser retirado e assim, definir o preço de venda para cobrir todas essas variáveis.
Fórmula de Preço de venda:
Preço de venda = Gastos Totais + Lucro
Outro fator importante para ter uma margem de lucro é gastar menos do que se ganha. Partido dessa afirmação, quando o preço do produto ou serviço está cobrindo todos os gastos, mas não gera lucro, tem-se se apenas uma compensação, isso significa que há apenas uma troca. E quando a despesa é mais do a receita, a empresa opera em prejuízo e se for acumulando esse resultado, chega a interferir na sua continuidade do negócio.
Também pode interferir na margem de lucro a tomada de decisões sem relatório da capacidade financeira da empresa como, por exemplo: decisões compras, contratações, conceder férias, rescisões, aumento de retirada, entre outros, que pode interferi nos pagamentos fixos mensais, gerando atraso nas contas e despesas financeiras (juros e multas).
A Brasís Contabilidade em Salvador/BA, especializada em precificar e gerir as finanças das micro e pequenas empresas.
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