A CONTABILIDADE TRANSFORMANDO A REALIDADE DAS ESCOLAS

A CONTABILIDADE TRANSFORMANDO A REALIDADE DAS ESCOLAS

As transformações econômicas e sociais profundas em que estamos vivendo, registradas no Brasil, nos últimos anos, tem requerido indispensáveis processos nas instituições educacionais referentes ao projeto pedagógico, permanência do aluno, formação profissional, formação para o trabalho e para a cidadania, controle das finanças, planejamento das receitas e gastos. Nesta dimensão organizacional tem exigido maiores esforços de implementação, dados os desafios atuais. A demanda desse cenário tem requerido dos Gestores melhores decisões, qualificação profissional da equipe, contração de serviços que contribuam de forma quantitativa e qualitativa no presente, em consequência, estarão preparadas para as oportunidades do mercado e transformando seu futuro.

São inúmeras as contribuições que as Pequenas Empresas Escolares proporcionam à economia como, por exemplo: Geração de empregos, arrecadação de tributo, permitidas pelas alterações da Legislação para as Micro e Pequenas Empresas, além de algumas já desenvolverem um trabalho lastreado em uma visão de mundo e de educação comprometida com a construção  de  uma sociedade  mais justa,  democrática e  solidária. Nesse sentido, a Contabilidade torna-se uma ferramenta indispensável para os empresários de escolas gerirem o seu negócio.

A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA AS ESCOLAS

A utilização da informação contábil é essencial para a sobrevivência de qualquer instituição de ensino, seja ela, micro, de pequeno porte, médio ou grande porte e tem a capacidade de promover elementos que causem impactos positivos no patrimônio, na vida financeira e econômica, contribuindo com o planejamento, prevenção, controle e organização da empresa.

Quando se pensa em abrir uma empresa, a primeira coisa que se deve pensar é no planejamento e como será o direcionamento de seu negócio, a mesma coisa se aplica para a Escola quando se traça seus objetivos e como pretende atingir. Mas para alcançar isso é necessário o auxílio da contabilidade que vai fornecer informações importantes para colocar em pratica o planejamento.

Entretanto, como todo processo pode ocorrer alguns desafios que podem interferir no objetivo final. Para enfrentar esses obstáculos é necessário a utilização de controles, que tem como finalidade a redução de custos ou investir em alguma nova turma por exemplo.

Através dos registros Contábeis, o Gestor/Diretor conhecerá diversas informações tais como: Os custos da instituição, o capital de giro, o giro do estoque dos materiais escolares, de higiene e limpeza, a carga tributária e trabalhista, assim como uma série de informações úteis para o planejamento e gerenciamento da empresa de forma empreendedora para que o negócio se desenvolva, cresça e gere empregos e renda para o Empreendedor.

Quais as informações contábeis que os(as) Gestores(as) de Escolas precisam?

Para tomar uma melhor decisão em seu segmento de mercado os gestores precisam de informações sólidas e a Contabilidade Gerencial pode oferecer através de dados processados como:

Demonstrativo de Resultado do Exercício – Tem a finalidade de mostrar se a empresa teve lucro ou prejuízo durante o exercício.

Demonstrativo de Fluxo de Caixa – É o movimento das entradas e saídas no caixa da empresa. Suas informações permitem controlar os dados financeiros e é uma excelente ferramenta de projeção de saldo disponível para que exista sempre capital de giro acessível tanto para o custeio da operação da empresa (folha de pagamento, impostos, fornecedores, entre outros) quanto para os investimentos em melhorias (reforma da fachada, mídias digitais, por exemplo).

Balanço Patrimonial – É um demonstrativo contábil que informa ao empreendedor a situação patrimonial, ou seja, direitos e obrigações da empresa. Esse relatório com a Demonstração do Resultado do Exercício são informações decisivas para o planejamento e ações dentro das instituições de ensino.

Ponto de Equilíbrio – Informa ao empresário o faturamento mínimo necessário para cobrir todos os gastos para não gerar prejuízos.

Índice de Liquidez Imediata – Informa o quanto do dinheiro disponível no caixa consegue cobrir suas obrigações de curto prazo.

Portanto, a contabilidade, além de atender de forma cuidadosa as exigências dos órgãos fiscais, tem informações que auxilia o empresário em suas tomadas de decisões como contratações, desligamentos, compras, vendas, investimentos, entre outros.

E para alcançar bons resultados é fundamental uma equipe preparada, o setor administrativo com habilidades e conhecimento para interagir com os demais setores e uma boa contabilidade para dar suporte na gestão.

Conte com a Brasís para auxiliá-lo nas decisões e aproveite seu tempo para se dedicar a parte técnica educacional!

(71) 4109-0139 / 988911267

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>